InVolei arranca com a primeira Acção de Formação em Viana do Castelo.
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e os seus parceiros vão realizar a primeira acção de formação de InVolei já no próximo sábado, dia 8 de Novembro, em Viana do Castelo.
A iniciativa visa reavivar e promover esta vertente adaptada do Voleibol, focada na inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
Destinatários e Inscrições
A Formação é dirigida a Professores, Treinadores, Técnicos e outras pessoas interessadas em proporcionar a modalidade a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
. Local: Sala de conferências do Pavilhão José Natário (componente teórica) e Pavilhão Mestre Luís Braga (componente prática).
. Parceria: A acção resulta da colaboração entre a Federação Portuguesa de Voleibol, a APPACDM de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo.
. Acreditação: Está em análise para ser acreditada como Acção de Curta Duração (ACD) de 5 horas para professores.
. Inscrição: A participação é gratuita e pode ser feita através do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.office.com/e/zThyRrZxKJ
O que é o InVolei?
O InVolei é uma iniciativa social e desportiva da FPV que visa promover a integração e o acesso à prática do Voleibol por pessoas com deficiência intelectual, independentemente do género ou da idade.
Características e Objectivos:
Voleibol Adaptado: É uma vertente com regras adaptadas para garantir a participação activa de todos. Por exemplo, uma das principais alterações é a possibilidade de agarrar a bola no primeiro e segundo toque, o que assegura que mesmo aqueles com mobilidade física mais reduzida consigam jogar com sucesso.
Integração e Valores: O projecto retoma um dos grandes objectivos da FPV – “proporcionar a prática do Voleibol a toda a gente” – procurando aumentar os níveis de integração psíquica, social e desportiva dos participantes e desenvolver valores como o respeito e o espírito de equipa.
Formação: A FPV terá um papel central na promoção de acções de formação pelo país, com foco nas regras adaptadas e na sensibilidade para o ensino desta população.
Projectos Futuros: A FPV tem a intenção de formalizar o InVolei como uma actividade regular.
Quem se pode candidatar à prática/competição?
A FPV prevê o arranque da vertente competitiva ao longo de 2025. Podem candidatar-se:
. Autarquias
. Escolas
. Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
. Organizações Não-Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD)
. Estruturas desportivas e culturais
. Organizações dotadas de estatuto jurídico.
As candidaturas para participação fazem-se através do envio de uma ficha para o endereço electrónico: paravolei@federacaoportuguesavoleibol.pt.